quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A Reutilização Do Lixo


Autor: Agnes Almeida

A reutilização do lixo Na sociedade em que vivemos observamos o lixo nas ruas, rios e matas. Sabemos que, quando mal administrado, o lixo torna-se um grande problema para a comunidade. Nem sempre são tomados os devidos cuidados para que se aproveite da melhor maneira nossos detritos.


O lixo que não vai para seus devidos fins acaba sendo jogado nos rios, ou fica espalhado pela cidade, que acaba entupindo bueiros, causando enchentes, estragando casas e o patrimônio público. Segundo pesquisas menos de 5% do lixo urbano é reciclado, e se todo o lixo que consumimos fosse reciclado, a poluição causada por depósitos não seria um dos grandes problemas do mundo, pois ele acabaria sendo reutilizado de diversas maneiras, se transformando em novos produtos para o consumo. A solução é a coleta seletiva que é um meio de reciclagem que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico, através do sistema de coleta seletiva. Os materiais recicláveis são separados em: papéis, plásticos, metais e vidros.


Existem indústrias que reutilizam estes materiais para a fabricação de matéria-prima ou até mesmo de outros produtos. Mas boa parte desse lixo vai para o lixão que é uma forma inadequada de disposição final de resíduos sólidos, que se caracteriza pela simples descarga do lixo sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública. Outra parte vai para o aterro sanitário, que é o local onde o lixo é confinado sem causar maiores danos ao meio ambiente, neste método o lixo é comprimido por intermédio de máquinas que diminuem o volume.


Com o trabalho do trator, o lixo é empurrado, espalhado e amassado sobre o solo, sendo posteriormente coberto por uma camada de areia, o que minimiza odores, evita incêndios e impede a proliferação de insetos roedores. Já existem cidades que são exemplos destes métodos, onde o lixo é separado e dali vai para as empresas de reciclagem. Estes locais são fonte de emprego e renda, e ajudam tanto o meio ambiente quanto as comunidades. Devemos tomar os cuidados certos com o lixo, só assim, ele não nos prejudicará, aliás poderá ser utilizado em projetos sociais como atividades artísticas com materiais renováveis e oficinas de criação na qual jovens e adultos podem participar. Temos que nos conscientizar que preservar e cuidar da natureza é vida para nós e para nossos descendentes.

http://www.artigonal.com/multimidia-artigos/a-reutilizacao-do-lixo-607206.html


Perfil do Autor

Trabalho em um jornal da cidade e sou estudante do Ensino Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores