terça-feira, 22 de novembro de 2011

Como fazer um mini filetiador - super útil

Mini-filetadores - Como fazer

UTILIDADE


O mini-filetador é um dispositivo para cortar garrafas PET em filetes muito estreitos e longos. É pequeno, leve, simples e barato. Qualquer pessoa com habilidade e acesso aos materiais e ferramentas pode confeccionar em sua oficina. 
Pode ser usado na mão ou instalado na mesa por meio de um suporte especial.


Mini-filetador na mão



Com suporte de mesa





























ORIGEM

O primeiro modelo foi baseado no porta-estilete utilizado nos filetadores F-200 fabricados desde 2002 e tinha como base um trilho de suporte de prateleira, devidamente adaptado. Com o tempo, foram testadas outras outras estruturas no intuito de facilitar a produção e de conseguir um funcionamento mais simples.


Evolução

Da esquerda para a direita: porta-estilete do filetador F-200, o primeiro mini filetador, o modelo de transição e o atual mini filetador.


MATERIAL E FERRAMENTAS

As ferramentas necessárias estão presentes em qualquer oficina doméstica, excetuando a mini serra de lâmina fina que é usada em prótese dentária e ourivesaria. 
O material é incrivelmente simples: dois parafusos com porcas, uma arruela, uma lâmina de estilete de 9 a 10 mm de largura,  um pedaço  perfil de alumínio em U e madeira para o cabo.



Material

Constituído de: um pedaço de perfil de alumínio, dois parafusos com porcas, uma arruela, uma lâmina de estilete e um cabo de madeira.


Fixação da lâmina
Montagem muito simples.




























Detalhe das ranhuras





Gabarito para ranhuras
As ranhuras são cortadas num ângulo de 20°.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores