terça-feira, 22 de novembro de 2011

Consumismo com responsabilidade


Antes de comprar, pense nisso!

Cases de Notebook ecológicas da Fujiro Ecotêxtil
Quantas ações e projetos sustentáveis você tem visto? Hoje em dia, encontramos facilmente na mídia termos como “empresa verde”, “ação verde” ou “produto verde”. Expressões cuja simbologia remete ao natural, à preservação e ao meio ambiente.
É louvável realizar a troca de uma sacola plástica comum por uma ecobag. Não podemos deixar de notar que muitas vezes, entretanto, mesmo com sacolas ecológicas em mãos, os produtos que compramos poderiam ser embalados de forma mais ecológica (Por exemplo, bandejas de isopor para frutas e carnes dificilmente são reaproveitadas. Por essa razão, frutas acondicionadas sem bandejas são mais ecológicas.).
Outro exemplo é o caso do notebook. O lixo eletrônico, quando incorretamente descartado, polui, e muito. É importante que a aquisição de um novo bem eletrônico seja feita com consciência, e que seja pensado no destino do eletrônico anterior. Se depois disso for feita a aquisição de uma embalagem ecológica, como por exemplo um case ecológico, a atitude ecológica estará completa.
É importante que o consumidor pesquise mais sobre a origem e o descarte dos bens de consumo que adquire. Ainda não é uma característica forte do consumidor brasileiro, mas com o passar do tempo, talvez vejamos essa postura com mais frequência. Agir conscientemente deve ser uma atitude cotidiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores