terça-feira, 15 de novembro de 2011

Reutilizando latas!

 Latas viram lanternas!

Lanternas decoradas feitas com reciclagem de latas
Eu ando meio inspirada a fazer lanternas decoradas e dessa vez a reciclagem é de latas de conservas. Vamos aprender como fazer essa transformação de um jeito um pouco diferente, usando uma ferramenta chamada Micro Retífica. Com ela faremos os pequenos furos sobre a superfície da lata, nos desenhos que desejarmos.
Antes que alguém me escreva dizendo….” ahhh Cris, mas eu faço diferente!!!……. já vou explicando que vocês podem fazer esse mesmo trabalho sem ter essa ferramenta em mãos. Se esse é o seu caso, basta encher sua lata de água, colocar no freezer até congelar e depois furar o desenho com prego e martelo. Fácil também.
Mas o que eu quero hoje, é mostrar pra vocês o quanto é importante ter ferramentas adequadas para realizar nossos projetos, especialmente se você quer comercializar sua produção. As ferramentas custam mais, mas o acabamento e a rapidez no processo de realização compensam o investimento. Trabalho artesanal não precisa ser de qualquer jeito, certo?
A Micro Retífica parece uma mini furadeira, mas além de furar é possível realizar uma porção de outras tarefas bastando apenas trocar as ponteiras. As opções vão de pequenos furos até entalhes e polimento. Através da internet você encontra várias marcas para adquirir. Pesquise.

Amasse as rebarbas da lataSe você não tem aquele abridor de latas que não deixa rebarbas, amasse-as usando uma chaia ou a haste de uma chave de fendas. As rebarbas vão ficar alisadas e não haverá riscos de cortes.
As latas têm uma tendência a enferrujar, por isso elas devem ser preparadas assim que usadas. Lave bem e aplique duas demãos de primer para metal, que você compra em qualquer loja de material de artesanato. Depois disso você pode guardar para seus projetos.Passe primer sobre a lata
Pinte na cor desejadaCom a base de primer aplicada você pode usar até tinta PVA para pintar, mas eu indico a esmalte a base de água. Se você pensa em comercializar esse trabalho use tinta spray. O acabamento é mil vezes melhor, valorizando sua peça.
Para facilitar seu trabalho, corte uma tira de papel na altura da lata e desenhe nele a gravura que deseja aplicar. É mais fácil de trabalhar dessa forma.Desenhe um molde no tamanho da lata
Fixe o desenho na lataFixe o desenho na lata de forma que o papel não escorregue e nem saia do lugar.
Coloque uma broca 0,8 em sua micro retífica e fure sobre as linhas do desenho. Se você não possui essa ferramenta, faça como indicado no início desse artigo, com água congelada, prego e martelo.Com a micro retífica fure sobre o desenho
Aplique verniz sobre a lata para protegerPasse um pano sobre a lata para tirar qualquer poeira dos furos e depois aplique duas demãos de verniz a base de água para dar uma melhor aparência. Novamente se você for fazer para vender, use o verniz em spray.

É claro que se você escolher desenhos complicados terá mais trabalho para fazer os furos, mas com a Micro Retífica você resolve esse problema.
O modo correto de fazer os furos não requer força, e sim jeito. Se usar a força a broca vai deslizar sobre a lata, então comece lentamente que você não vai errar. 

Essas lanternas vocês podem usar onde quiserem e se forem pendurar é só colocar alças de arame grosso. Mais um charme para o seu jardim e varanda e uma forma interessante de decorar para festas temáticas.Detalhe das lanternas decoradas com latas usadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores