quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

SUSTENTABILIDADE


Ciclo da Sustentabilidade.





Se Liga: Dicas de sustentabilidade.

Usar os produtos até o final de sua vida útil e comprar novos apenas quando os antigos precisarem mesmo ser substituídos. Essa atitude pode trazer grandes benefícios para o bolso e para o futuro de toda a humanidade.
+ Reinventar, transformar e até doar os produtos que estão parados nas prateleiras dos armários, jogando fora o que realmente não pode ser reaproveitado. É importante lembrar que tudo o que consumimos usou energia elétrica, água e matéria-prima, retirados da natureza, para ser fabricado. Ao jogar um produto fora, todo esse esforço vai junto no caminhão de lixo.
+ Levar em conta que a geração da energia elétrica usada tanto na fabricação de cada produto eletroeletrônico, como para fazê-los funcionar. Ao economizar energia elétrica no dia a dia, em casa, no trabalho, apagando a luz ao sair dos ambientes, reduzindo o tempo de banho, desligando os aparelhos quando não estão sendo usados, contribuímos para reduzir os investimentos necessários na geração adicional de energia elétrica.
+Na hora de comprar, levar em consideração o consumo de energia elétrica dos equipamentos como um dos critérios de escolha, orientando-se, por exemplo, pelo selo Procel.
+Separar o material reciclável e pensar em formas de diminuir a quantidade de lixo são ações positivas que contribuem diretamente para diminuir as 140 mil toneladas de lixo que nós, brasileiros, jogamos fora todos os dias e que, colocado em caminhões de lixo, ocupam mais de 10 mil veículos.
+Substituir produtos descartáveis por duráveis levam a diminuir o volume de lixo, pelo uso do mesmo produto várias vezes ao invés de comprar um novo.
+Muitas vezes a gente nem se dá conta… Mas a coleta, o transporte, o tratamento e a decomposição do lixo são processos que geram gases de efeito estufa e, conseqüentemente, aquecimento global, seja pelo uso de combustíveis no processo de coleta e transporte dos resíduos, seja no consumo de energia quando há tratamento do lixo, ou pela emissão de metano na sua decomposição. Assim, quanto menos lixo houver para ser coletado, transportado e processado, menor será o volume de emissões de gases de efeito estufa, contribuindo para combater o aquecimento da Terra e seus efeitos.
+Planejar o seu cardápio da semana e comprar alimentos de acordo com este planejamento. Cerca de 30% dos alimentos comprados pelos brasileiros acabam na lata de lixo: prestar atenção aos prazos de validade, de modo a ter tempo suficiente para usar os produtos comprados e usar integralmente os alimentos, aproveitando talos, cascas, sementes, folhas com aparência pior, são atitudes que podem mudar essa situação de desperdício.
+Consumir água com sabedoria é outra atitude de quem quer ajudar a construir a sustentabilidade da vida no planeta. Apesar de existir água em abundância no planeta, nem toda essa água está disponível para o nosso consumo: 97,5% da água é salgada; dos 2,5% restantes, apenas 0,007% é doce e, ao mesmo tempo encontra-se em locais de fácil acesso, como rios e lagos. Assim, não apenas é um recurso precioso mas também muito escasso: se toda a água do mundo coubesse em um balde de 10 litros, toda a água doce existente seria de 243 mililitros e só daria para encher um pouco mais da metade de uma garrafa de meio litro e a água doce disponível para consumo seria de apenas meras oito gotinhas!!! Diante desse quadro, é fundamental fechar a torneira enquanto se escova os dentes, se ensaboa no banho, ou passa o creme de barba. Se uma única pessoa fechar sempre a torneira ao escovar os dentes, depois de um ano terá economizado mais de 11 mil litros de água, mais de 11 caminhões pipa somente com esta ação.
+Levar em consideração as ações de responsabilidade social das empresas (RSE) ao escolher produtos é uma outra ação que cada um de nós pode fazer: ao preferir os produtos fabricados ou comercializados por empresas que se preocupam com os impactos sociais e ambientais de suas ações deixamos claro qual é a linha de atuação que valorizamos nas empresas.

Que tal reservar um tempo para analisar o que motiva suas escolhas de consumo? Que tal pensar no poder de suas escolhas de consumo e ajudar a construir uma sociedade sustentável do futuro? Um poder de todos nós, consumidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores